Licenciandos da UFSC promovem minicurso sobre visualização de conceitos matemáticos

22/10/2025 23:42

Realizado com sucesso no dia 22 de outubro de 2025, o minicurso apresentado durante a 22ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) destacou o papel da visualização matemática como ferramenta para representar e compreender conceitos abstratos da Matemática.

A atividade, descrita originalmente nesta publicação, foi organizada no âmbito da disciplina Tecnologias em Educação Matemática, sob responsabilidade do professor Mario ROLDAN. O enfoque do encontro esteve na construção de representações visuais que permitem ao estudante “desenhar o pensamento matemático”, favorecendo o raciocínio geométrico, a intuição e a comunicação de ideias complexas.

O minicurso foi ministrado pelos licenciandos Allan D’ÁVILA, Breno AMARAL, Luiza CADORE, Pedro SEBBEEN, Pietra SUZIN, Rafael SANTOS, Tainara MARKUS, Vitor ENGLER, que conduziram atividades práticas e reflexões teóricas sobre o papel da visualização na aprendizagem. O grupo apresentou exemplos em que a criação de imagens, esquemas e diagramas possibilita traduzir estruturas abstratas em formas compreensíveis, ampliando o potencial de ensino e aprendizagem.

O evento foi marcado pela participação e troca de experiências entre alunos e o docente, reforçando o compromisso do curso de Licenciatura em Matemática da UFSC com a formação crítica e criativa de futuros professores.

Tags: SEPEX 2025